(Português do Brasil) Para saber mais…

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Pessoal! Este espaço é dedicado a todas as pessoas que querem saber mais sobre musicalização infantil! Aproveitem! Postaremos artigos relacionados ao desenvolvimento infantil, musicalização, entre outros assuntos relacionados com nosso trabalho. Para ler, basta clicar em cima! 🙂


Música e cérebro

ILARI 2014 A musica e o cérebro

O nosso primeiro artigo é de uma grande educadora chamada Beatriz Ilari, que enche a área da educação musical de orgulho! Hoje a Dra. Ilari é docente na University of Southern California. Este artigo versa sobre a música e o cérebro, como o próprio título aponta. De uma maneira curiosa mostra pesquisas recentes na área que apontam sobre o desenvolvimento do cérebro, sobre como o perfil da mente da criança se desenvolve, entre outros assuntos muito relevantes. Recomendo! (Kamile Levek)

 

 

 


Educação musical inclusiva

(LOURO, 2015) Educação Musical Inclusiva

Da Série Diálogos com o Som / Ensaios v. 2 da editora da UEMG  , o livro “Música e Educação”,organizado por Helena Lopes da Silva e José Antônio Baêta Zille, traz textos interessantíssimos e relevantes para a área da Educação Musical.  Gostaria de chamar atenção ao texto de Viviane Louro, Educação musical inclusiva: desafios e reflexões (pag. 33 a 49). Este é um tema que nos chama atenção e que tem sido alvo de muitas discussões nas reuniões de planejamento dos professores do Canela Fina. Este texto nos leva a refletir sobre o tema, apresentando algumas iniciativas inclusivas no Brasil e trazendo alguns desafios e saberes essenciais para o professor de música. O acesso ao ensino musical é um direito de todos e cabe a nós, professores, fazermos isso com excelência.  Vale a reflexão.  O referido texto segue em anexo. Aproveitem a leitura. (Angelita Broock). Quem tiver interesse, o o livro completo está disponível em

http://intranet.uemg.br/comunicacao/arquivos/Dia%CC%81logos%20com%20o%20Som%20Vol%202(1).pdf


Bebês também entendem de música

Bebês também entendem de música

Mais um texto da Dra. Beatriz Ilari. O artigo é fundamental para pais, responsáveis, professores generalistas e professores de música que buscam saber sobre o desenvolvimento musical infantil. Boa leitura! (Kamile Levek)


Abordagem PONTES

(OLIVEIRA, 2017) ABORDAGEM PONTES

Para ensinar música não basta apenas saber música, ainda mais quando estamos falando de educação infantil. Na formação dos nossos professores nos preocupamos em COMO ensinar música e como realizar articulações pedagógicas que considerem as vivências e experiências dos alunos e todo o contexto onde estão inseridos. Um de nossos referenciais é a Abordagem PONTES, que foi desenvolvida pela Profa. Dra. Alda Oliveira,  e que auxilia professores de música a encontrarem caminhos e possibilidades de articulação e mediação com seus alunos  a partir das suas experiências pessoais e da realidade que se apresenta em sala de aula, capacitando-os para o uso criativo e musical dos recursos que estão disponíveis em qualquer condição sócio-econômica-cultural.  Oliveira gentilmente preparou um resumo de sua abordagem para publicarmos em nosso site. Aos interessados, em 2015 a autora publicou um livro: A abordagem PONTES para a Educação Musical: Aprendendo a Articular, pela Paco Editorial, que está disponível para venda. Esperamos que todos tenham uma ótima leitura. (Angelita Broock)

Todos os direitos reservados para GRUPO CANELA FINA - Desenvolvido por BAMP - Creative Group @2015