Dicas

Ser pontual. Nossas aulas seguem uma rotina, portanto é fundamental que a criança esteja presente na música de boas vindas, pois assim ela já se sentirá mais a vontade e reconhecerá a canção como se fosse um aviso de que a aula irá começar. Além disso, o fato de um aluno chegar no meio de uma atividade pode desviar a atenção dos demais.

Ser assíduo. As crianças passam por um processo de adaptação que vai sendo construído a cada aula. Faltar às aulas pode prejudicar o desempenho da criança, pois desta forma ela estará sempre neste processo inicial.

Não levar brinquedo. Os brinquedos desviam a atenção das crianças. Instrumentos musicais são permitidos e bem vindos caso alguma criança queira mostrar o que tem em casa, por exemplo. Contudo, haverá o momento certo de tocá-los. É importante conversar com as crianças para que deixem seus brinquedos em casa, no carro ou guardados dentro da bolsa.

Os adultos devem participar ativamente das aulas. As crianças pequenas aprendem também por imitação, portanto é fundamental que os adultos participem ativamente das aulas, realizando os movimentos sugeridos pelas professoras, cantando e tocando. Se porventura a criança prefirir ficar quieta e não participar ativamente, é importante que os adultos motivem suas crianças através das ações, evitando chamar a atenção do pequeno no meio da atividade.

Não conversar durante as atividades. Cada vez que os adultos conversam durante as atividades o momento acaba perdendo o foco musical. Interferências como estas devem ser evitadas.  Existem momentos em que o foco está na apreciação musical, como o relaxamento, por exemplo, que é o momento onde as crianças têm a oportunidade de apenas ouvir a música. Nesta hora é fundamental que os adultos não conversem entre si, e que interajam com as crianças fazendo carinho e massagem.

Deixar os celulares desligados ou no modo silencioso.

Não tirar fotos durante as atividades. Caso queira fazer algum registro da aula, favor conversar com os professores para combinar o melhor momento para o registro durante a aula.

Usar roupas confortáveis. Lembrando que fazemos movimentos corporais e sentamos no chão. Esta dica vale tanto para os adultos quanto para as crianças.

Não comer durante a aula. Temos apenas um encontro semanal, que deve ser aproveitado ao máximo. Sugerimos que as crianças cheguem alimentadas e, se for o caso, que o lanche seja dado após a aula.

Apenas um acompanhante por aula. Cada criança deverá ter apenas um acompanhante durante a aula, que deverá estar ciente de todas essas recomendações. Os demais deverão aguardar na sala de espera.

Diálogo constante entre os professores e pais. É importante estarmos sempre informados sobre possíveis eventualidades em relação às crianças. O feedback dos pais também é bastante importante para melhorarmos ainda mais a qualidade do trabalho Canela Fina.

 

Todos os direitos reservados para GRUPO CANELA FINA - Desenvolvido por BAMP - Creative Group @2015