O que é?

 

MUSICALIZAÇÃO INFANTIL

Importância do trabalho musical
Alguns estudos sugerem que as práticas musicais das crianças e dos adultos auxiliam tanto no desenvolvimento das habilidades perceptivo-musicais quanto no desenvolvimento auditivo, motor, cognitivo, social, da atenção, da memória, sistemas de ordenação sequencial e espacial, além de ajudar a fortalecer a relação afetiva entre as pessoas. Segundo estudiosos da área, experiências sonoras podem auxiliar o desenvolvimento da fala e do canto. Alguns estudos sobre aquisição da linguagem revelam que brincadeiras, como parlendas, por exemplo, quando os pais interagem com a criança no colo num movimento de ir e vir, podem desempenhar funções que vão muito além do afeto e do mimo, sendo que o ritmo e o jogo corporal destacam as palavras, identificam unidades melódicas e enfatizam alguns fragmentos por meio da rima e da repetição.

Objetivos das aulas
Transmitir o conhecimento musical através do canto, movimento, criação, improvisação e execução musical para crianças da comunidade e suas famílias; desenvolver a percepção musical das crianças; estimular as competências e habilidades citadas acima através de atividades musicais; proporcionar aos pais elementos que podem ser trabalhados facilmente em casa, com o intuito de reforçar os conteúdos aprendidos em aula, e auxiliar na relação afetiva entre os pais e seus filhos.

Organização das aulas
As aulas, na maioria das vezes, seguem um roteiro padrão e são marcadas por uma canção inicial e uma canção de despedida. Além de atividades direcionadas, contêm alguns momentos livres, para que, no caso das aulas com acompanhantes, os adultos possam brincar e interagir com suas crianças, além de proporcionar um momento de socialização entre os participantes. Ao final, há um momento de relaxamento.

Materiais utilizados
Utilizamos, de maneira geral, instrumentos de pequena percussão, como caxixis, ovinhos (chocalhos), pandeirinhos, metalofones, xilofones, maracas, etc.; além de materiais alternativos, como bolas coloridas, lenços, bambolês, tecidos coloridos, baldes, bolinhas de sabão, bonecos de pelúcia, fantoches e outros objetos do gênero. Além disso, utiliza-se também o áudio de diversas músicas, de diversos estilos e instrumentações, Este ano trabalharemos também com objetos do cotidiano, como copos, colheres, panelas, chaves, potes, baldes, entre outros.

Repertório
O repertório utilizado nas aulas varia entre músicas que sugerem movimentos através de suas letras, cantigas de roda, canções de ninar, rimas, parlendas, brincos, cantigas folclóricas, bem como músicas instrumentais, obras de música erudita e de várias partes do mundo. As músicas são selecionadas de acordo com o objetivo de cada atividade e há uma preocupação muito grande em proporcionar uma apreciação musical de forma ativa.

Conceitos trabalhados
Em relação aos conceitos musicais, as crianças vivenciam elementos como: pulsação, andamento, intensidade, alturas, som, silêncio, timbre, forma musical, exploração de sons através da execução de instrumentos e do próprio corpo, além de apreciação. Todos estes conceitos são trabalhados de forma intuitiva e lúdica. Em relação a outras habilidades, as crianças trabalham: socialização, respeito, psicomotricidade, regras, reconhecimentos das partes do corpo, coordenação motora, atençao, entre outras coisas.
Os conteúdos e temas são os mesmos para todas as crianças do projeto, o que muda é a abordagem e a forma de condução, bem como os objetivos específicos das atividades e os resultados esperados. Além disso, considera-se as espeficidades de cada grupo. Portanto, cada professor tem autonomia para conduzir a aula de acordo com a necessidade de cada grupo.

CONJUNTO INSTRUMENTAL
O conjunto instrumental é uma turma que envolve crianças a partir de 6 anos. O principal objetivo é fazer com que as crianças toquem em conjunto, explorando, improvisando, compondo e executando arranjos musicais. Os instrumentos utilizados são os instrumentos de pequena percussão citados anteriormente (xilofones, metalofones, pandeiros, etc.). Caso a criança já toque algum instrumento musical (ex: violão, teclado, flauta, escaleta, etc.) pode levar para as aulas, mas não substituirá uma aula particular de instrumento. As crianças aprenderão um pouco de leitura musical também, assim como outros conceitos musicais.

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